quinta-feira, 8 de junho de 2017

Fortalecimento da caixa de ferramentas do estudante: Estratégias de estudo para impulsionar a aprendizagem


Antes de um "grande teste", você usou as seguintes estratégias de estudo: destaque, releitura e estudo de última hora?

Como estudantes, muitos de nós provavelmente fizemos, mas pesquisas mostram que, enquanto essas três estratégias são comumente usadas, elas são ineficazes na retenção de informações. As estratégias de aprendizagem foram discutidas em quase todos os livros didáticos sobre psicologia educacional, muitos professores provavelmente foram introduzidos em pelo menos alguns deles, mas, atendendo às exigências do ensino do dia-a-dia, os professores nem sempre têm tempo para descobrir quais as estratégias que são melhores para usar.

Dunlosky relata que, em seus anos de pesquisa, descobriu estratégias de aprendizado que provaram ser bem sucedidas e devem fazer parte da "Caixa de ferramentas para estudantes" para impulsionar a aprendizagem. Este artigo apresenta dez estratégias de aprendizagem para estudantes e depois expande seu uso. Eles são:

(1) Testes de prática: auto-teste ou realização de testes práticos em material didático;
(2) Prática distribuída: implementando um cronograma de prática que divulga atividades de estudo ao longo do tempo;
(3) Prática intercalada: implementar um cronograma de prática que mistura diferentes tipos de problemas, ou um cronograma de estudo que mistura diferentes tipos de material, dentro de uma única sessão de estudo;
(4) Interrogação elaborativa: gerando uma explicação para o fato de um fato ou conceito explicitamente declarado ser verdade;
(5) Auto-explicação: explicando como novas informações estão relacionadas a informações conhecidas ou explicando as etapas tomadas durante a resolução de problemas;
(6) Reencaminhamento: reescrevendo material de texto novamente após uma leitura inicial;
(7) Destaque e sublinhado: marcando porções potencialmente importantes de materiais aprendidos durante a leitura;
(8) Sumário: redação de resumos dos textos aprendidos;
(9) Palavra-chave mnemônica: usando palavras-chave e imagens mentais para associar materiais verbais;
(10) Imagens para texto: tentando formar imagens mentais de materiais de texto enquanto lê ou escuta. O uso de estratégias de aprendizagem pode aumentar a compreensão e a realização dos alunos, mas só são eficazes se os alunos estiverem motivados para usá-los corretamente. Estudar os alunos sobre como orientar a aprendizagem do conteúdo usando estratégias eficazes permitirá que eles aprendam com sucesso ao longo de sua vida.

Fonte: https://eric.ed.gov/?id=EJ1021069
Autor: John Dunlosky, educador americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário