As boas práticas de anotações podem potencialmente fazer a diferença entre comportamentos de estudo eficientes, melhores resultados do curso e até mesmo retenção de conteúdo do curso além da conclusão de um curso. Infelizmente, muitos estudantes desconhecem os benefícios das anotações eficazes sobre a aprendizagem e a importância de cultivar suas habilidades de tomar notas ao longo de sua educação.
Para estudantes:
- Evite transcrever notas (escrevendo todas as palavras que o instrutor diz), em vez disso escreva em suas próprias palavras.
- Revise suas anotações no mesmo dia em que você as criou e faça disso um hábito constante, em vez de fazer uma revisão em uma longa sessão de estudo imediatamente antes de um exame.
- Teste-se no conteúdo das suas anotações usando o uso de cartões com informações (flashcards). Testar-se ajuda a identificar o que você ainda não conhece das suas anotações, e o recall bem-sucedido de informações testadas melhora sua capacidade de recuperar essa informação mais tarde (você terá menos chances de esquecê-la).
- Considere cuidadosamente se deve tomar notas em caneta e papel ou com um laptop. Existem quaisquer custos e benefícios para qualquer uma das opções. Lembrando que escrevendo a mão as chances de memorizar aumentam.
- Muitas vezes, somos enganados para acreditar que conhecemos o conteúdo das conferências melhor do que realmente fazemos, o que pode levar a decisões de estudo precárias. Evite essa percepção equivocada a todo custo!
Para instrutores:
- Explique as políticas do seu curso sobre a tomada de notas no início do semestre (Você permite laptops? Você fornece slides aos alunos antes ou depois da aula?). Aponte para a literatura / pesquisa e sua própria experiência para suportar suas políticas.
- Antes da palestra, forneça aos alunos materiais para que eles se familiarizem com ideias ou tópicos principais. Isso ajudará os alunos a identificar os conceitos importantes durante a aula e tomar notas seletivas (no entanto, evite dar aos alunos tanto material que eles escolham comportamentos de estudo pobres, como confiar em materiais em vez de frequentar a aula e tomar notas).
- Incentive os alunos a tomar notas em suas próprias palavras ao invés de gravar todas as palavras que você diz na aula. Fazer isso levará a uma compreensão mais profunda durante a palestra, mais envolvimento dos alunos na aula e melhor retenção do conteúdo do curso.
- Faça conexões entre conceitos de curso atuais e discutidos anteriormente e incentive os alunos a fazer essas conexões por conta própria. Isso ajudará os alunos a recuperar idéias relacionadas quando forem necessárias (ou seja, durante um exame) e ajudar seus alunos a identificar relacionamentos que de outra forma perderiam.
Fonte: https://hilt.harvard.edu/blog/note-taking-tools-and-tips
Autor: Por Michael C. Friedman
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